10 ferramentas online para ajudar professores e pedagogos

Sites e aplicativos online que ajudam o ambiente de trabalho de professores e profissionais de pedagogia a organizarem melhor sua rotina de trabalho, ajudar na comunicação com pais e alunos, organizar planos de aula e etc.

1 . Padlet – Crie e compartilhe painéis e murais online

Sabe aquele quadro de post-it que te ajuda a preparar melhor seu planejamento de ensino? Agora cada aluno pode criar e contribuir com o conteúdo postado! Com essa ferramenta o profissional de educação pode criar de forma fácil painéis online com um simples clique, adicionando mensagens ou com um simples arrastar  e soltar. O compartilhamento de links no mural ajuda o educador, a plataforma possui um sistema em que as alterações são salvas automaticamente e está disponível em mais de 29 idiomas. O diferencial está justamente na oportunidade de colaboração onde qualquer um de seus familiares, amigos ou companheiros de trabalho podem participar da construção de algo que esteja formatando, contribuindo com o conteúdo e com  permissões distribuídas em formato de leitura, escrita, moderador ou administrador, que podem ser revogadas quando desejar.

A ferramenta dá ao usuário uma flexibilidade para fazer upload de arquivos do computador, fotos e vídeos do telefone ou qualquer link na internet. Você pode postar imagens, documentos, vídeos, músicas e arquivos de programas como Photoshop, Autocad e outros, além de incorporar conteúdo de qualquer lugar na web como Youtube, Twitter, Instagram, Vimeo e etc. O usuário poderá ter acesso no computador ou qualquer outro dispositivo portátil, disponível em Android, iOS e dispositivos Kindle.

O conteúdo tem várias opções de estar publicado, em modo público, secreto, protegido por senha, totalmente privado ou para uma organização.  O professor tem a opção de deixar privado e após o conteúdo finalizado publicar em modo público para todos. Usuários premium tem acesso a recursos exclusivos como uma rede interna criada para sua organização em trabalho á parte.

Confira mais alguns recursos disponíveis:

  • Criar um link personalizado
  • Exportar como PDF, CSV, imagem ou arquivo do excel
  • Código para incorporar em seu site ou blog

Usuários premium podem:

  • Criar uma rede privada e personalizada á parte
  • Uma gama maior de temas e papéis de parede
  • Armazenar arquivos maiores
  • Criar um domínio personalizado

 

Confira um vídeo tutorial que pode te ajudar a conhecer o Padlet:

Acessar

 

2. Escola Digital – Busca e compartilhamento de objetos de aprendizagem

A plataforma foi criada para busca de objetos digitais de aprendizagem, reunindo e classificando por critérios como disciplina e ano escolar, mas acabou se tornando uma rede de pessoas como professores, secretarias de ensino e escolas que vem priorizando ofertas de tecnologia ás suas práticas pedagógicas. O conteúdo é vasto e diversificado contendo mais de 10 mil jogos, vídeos, infográficos e simuladores com a finalidade de ensinar utilizando a tecnologia disponível com suas criações em rede dispostas de forma colaborativa pelos participantes, sejam eles professores, estudantes, gestores escolares ou secretarias de educação. São oferecidos planos de aula e atividades educativas para os alunos, cursos à distância voltados para gestores escolares e educadores, com 40 horas de duração e certificado reconhecido pelo MEC e também ferramentas que possibilitam a troca de experiências.

A iniciativa se tornou uma rede de colaboração entre secretarias municipais e estaduais de educação que com essa união acabaram construindo juntas um grande acervo de objetos digitais, práticas pedagógicas, estratégias para formação dos professores como também de estratégias de utilização de tecnologia em sala de aula.

 

Confira abaixo um vídeo com mais detalhes do projeto:

Acessar

 

3. Plagiarisma – Detector online de plágios

Uma ferramenta voltada para reconhecer cópias a partir de terceiros e assim identificar algum tipo de má fé em adicionar conteúdo em texto não autorizado ou sem a devida citação do referido autor apossando-se do conteúdo de terceiros de forma irregular. Importante para professores, estudiosos, alunos e escritores profissionais, o recurso trabalha em cima de busca de trechos de um texto nas principais plataformas de busca como Google e Yahoo por exemplo. O recurso pode ser usado diretamente no site colando na caixa maior um texto e logo depois clicando em “Verificar conteúdo plagiado”, existe também uma opção de inserir uma url válida de algum link na web e conferir diretamente no web site onde o conteúdo foi publicado, outra forma consiste em selecionar um arquivo no computador e fazer o upload para a ferramenta, os arquivos suportados são .txt, .html, .doc, .docx, .xls, .pdf, .odt e outros. Um detalhe importante é que o sistema suporta mais de 190 diferentes idiomas.

Acessar

 

4. Prova fácil – Correção rápida de provas objetivas na web

Conforme relata o vídeo acima, o aplicativo permite a correção de provas objetivas de forma rápida em apenas alguns segundos. Basta criar a prova, preencher o gabarito selecionando e marcando as opções no aplicativo ou digitalizando pela câmera do dispositivo o gabarito correto, ele fica salvo e disponível para serem feitas as correções de provas. Cadastre no sistema as turmas e seus alunos, as estatísticas ficam disponíveis na hora como também a sincronização da nota do aluno. A ferramenta é grátis de forma limitada e possui planos pagos bem acessíveis aos que desejam adquirir o sistema conforme suas necessidades.

 

Confira no vídeo abaixo o sistema funcionando na prática:

Acessar

 

5. Edmodo – Uma sala de aula digital completa que conecta professores, pais e alunos

O Edmodo promete ser uma plataforma completa com um painel intuitivo que permite criar grupos rapidamente, atribuir lições de casa, agendar testes e gerenciar o progresso dos alunos. Os recursos para os pais permitem que tudo o que for ensinado para o estudante durante o dia possa ser reforçado à noite por exemplo, com o envolvimento da família no aprendizado. Existe possibilidade de compartilhar tarefas, datas de entrega, comunicados de sala de aula, eventos, configurar lembretes e etc. O sistema é integrado com plataformas do Google Docs e da Microsoft Office, sendo permitido também o login pelas mesmas, podendo acessar seus documentos do Google Drive ou editar documentos pelo Google docs. O diferencial da plataforma está no recurso chamado Edmodo Spotlight que permite encontrar o melhor conteúdo educacional na web, seja ele aberto ou pago, pesquisando ferramentas, aplicativos e jogos. Também é possível criar coleções de seus recursos favoritos. Nele você pode enviar, compartilhar e até vender seu conteúdo educacional original.

Confira o vídeo tutorial sobre a ferramenta:

Acessar

 

6. Remind – Garanta uma boa comunicação com todos

A ferramenta promete melhorar a comunicação com a escola, enviando mensagens rápidas e simples para qualquer dispositivo, seja para a escola, um grupo ou apenas uma pessoa. O relatório de tudo fica disponível para que o profissional esteja ciente de quem recebeu e teve acesso à mensagem enviada. Os professores têm acesso aos seguintes recursos:

  • Agendar avisos.
  • Enviar anexos com fotos da turma, circulares com o dever de casa e outros arquivos.
  • Mostrar aos alunos e pais os melhores horários para entrarem em contato com você.
  • Suporte ao professor adjunto que também recebe permissão de proprietário com acesso ao conteúdo enviado.
  • Comprovantes de leitura para verificar quem recebeu e leu as mensagens que enviou.
  • Planejamento de atividade para coordenar as viagens de campo, vendas de camisetas ou as festas para angariar fundos.

Acessar

 

7. Kahoot – Crie questionários e compartilhe com os alunos

Essa ferramenta funciona como um verdadeiro Quiz onde o usuário pode criar qualquer tipo de pergunta e compartilhar com o público, tendo acesso a um painel completo de gerenciamento e relatório com os resultados das respostas que podem ser exportadas para um arquivo. A flexibilidade é garantida com um acesso a partir de qualquer dispositivo portátil ou móvel, o design é atrativo para os alunos e por isso se tornou uma ferramenta bem popular por usuários em geral como nos EUA por exemplo.

 

Confira esse vídeo tutorial explicando sobre o Kahoot:

Acessar

 

8. Skoob – Rede social de leitores para resenhas de livros e trocas de experiências

Trata-se de uma rede social brasileira focada em leitores que podem através da plataforma compartilhar experiências e informações de livros que já leu, status de algum que esteja lendo ou a vontade por algum que deseja ler. Possibilita ao usuário fazer troca de livros, conhecer novas pessoas que também apreciam livros, participar de sorteios, ganhar cortesias e etc. O acesso é gratuito necessitando apenas um cadastro, o leitor tem a sua disposição uma estante virtual e pode adicionar nas prateleiras seus títulos por autor ou categoria.

A rede social possibilita:

  • Marcar os livros que já leu, que vai ler, que está lendo e também os que abandonou.  
  • Adicionar pessoas e convidar os amigos e familiares para participar.
  • Marcar seus livros favoritos, os que emprestou para alguém e os que pretende trocar.
  • Classificar seus livros usando o esquema de estrelas, de um a cinco.
  • Participar de grupos literários que gostam do mesmo tipo de leitura que você.
  • Passe a seguir seus autores e editoras favoritas.
  • Escreva resenhas sobre algo que leu e divulgue para seus alunos.
  • Inscreva-se no programa de trocas e marque os livros que deseja trocar e passe a receber pedidos de ofertas de trocas por outras pessoas na rede.

 

Acessar

 

9. Class Dojo – Uma classe virtual que conecta professores a pais e alunos 

O aplicativo tem a proposta de criar salas de aulas mais alegres conectando as pessoas e melhorando a comunicação com tudo que acontece ali dentro, formando uma cultura positiva onde professores podem incentivar os alunos para determinados valores ou habilidades, onde os alunos podem mostrar e compartilhar seu aprendizado ao adicionar fotos e vídeos ao seu portfólio e os pais podem se sentir engajados ao receber conteúdo em fotos e vídeos de momentos vividos e conteúdo adquirido em sala de aula pelos seus filhos. Cada aluno possui um histórico digital registrado que pode ser compartilhado com professores e os pais ou responsáveis, outro recurso interessante é o envio de mensagens privadas a algum pai sem a necessidade de compartilhar os dados de contato. A ferramenta quebra barreiras importantes como o idioma por exemplo, podendo traduzir mensagens em qualquer língua, seja em que dispositivo for e com apenas um toque! Não é genial? Tudo isso pode ser acessado de forma gratuita pelos professores, pais e alunos, o recurso premium permite a criação de uma comunidade escolar de determinada entidade na plataforma reunindo professores, diretores e líderes escolares.

 

Veja uma demonstração em vídeo de seu uso na prática em sala de aula:

Acessar

 

10. Sílabe – Planos de aula e correção de exercícios online

A plataforma funciona para ajudar o professor do planejamento à execução, permitindo criar facilmente planos de aula a partir do currículo e das competências da sua escola, ganhar tempo com a correção automática de exercícios simplificando o gerenciamento de tarefas e inserir conteúdo de boa qualidade disponibilizando esses materiais com seus alunos. O interessante é que conforme os alunos acessam os conteúdos e trabalham com as atividades, a plataforma gera relatórios para os professores e gestores que permitem acompanhar o progresso e a evolução dos alunos, das turmas e das escolas. Se for definir a ferramenta em 4 passos principais é bem simples: 1) Faça o cadastro gratuito no site; 2) Crie seus planos de aula; 3) Matricule seus alunos e 4) Acompanhe o progresso de cada um deles. Os relatórios ajudam a descobrir os pontos fracos e fortes da turma, verificando quais assuntos precisam de uma atenção reforçada nas aulas. Recursos permitem integrar conteúdos de diferentes fontes aos planos de aula criados sem sair da plataforma, colocando tudo num lugar só. Lembrando que o uso da ferramenta é grátis e o acesso é permitido para alunos, professores e gestores escolares que juntos podem ter acesso a todo conteúdo e materiais disponíveis criados pela escola parceira.

Para os gestores escolares e professores a plataforma permite facilitar a comunicação com os pais dos alunos através do envio de comunicados e mensagens direcionadas como também relatórios contendo uma síntese do desenvolvimento do aluno e a evolução do aprendizado.

Acessar

 

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    Assuntos relacionados

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.

Menu e Busca