6 apps de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência

Ferramentas que ajudam com mapeamento de denúncias em pontos na cidade sem acessibilidade, na tradução de libras para deficientes auditivos e aplicativos que mapeiam rotas e trajetos que ajudam cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

1 . Guia de Rodas – Mapa colaborativo que avalia a acessibilidade de estabelecimentos

O aplicativo usa o recurso de localização via GPS para identificar os locais que estão próximos ao usuário, divididos por categorias como hospedagem, restaurantes, vida noturna, compras e saúde por exemplo. Permitindo o refinamento da busca por locais com condições acessíveis para pessoas com deficiência que fazem uso da cadeiras de rodas e ordenar a prioridade dela por relevância, localização ou distância. O Guia de Rodas permite a visualização da nota do estabelecimento pelo Foursquare dadas por clientes que já frequentaram o local e classificaram como também à direita possui a avaliação de acessibilidade feita pelos usuários do próprio Guia. Estando com o símbolo verde significa que o ambiente é acessível para pessoas com dificuldade de locomoção, amarelo significa acesso parcial e vermelho sem acesso, se estiver cinza é porque ainda não foi avaliado, a avaliação pode ser feito por qualquer usuário de forma simples e sem muita burocracia gastando alguns segundos na pesquisa que ajudará bastante no futuro aos demais que fizerem uso do Guia de Rodas.

Para incentivar e reconhecer o esforço de cada ambiente em adequar seu espaço para dar total acessibilidade às pessoas com qualquer tipo de deficiência o Guia fornece selos de acordo com critérios pré-estabelecidos que são conferidos pela equipe após contratação específica pra essa finalidade com as devidas vistas técnicas e visitas nos locais. Confira um case:

Acessar

 

2. Mapa de Acessibilidade – Rotas e trajetos da cidade que são mais acessíveis para cadeirantes

A ideia do aplicativo é mapear as ruas da cidade indicando o melhor trajeto para pessoas com deficiência que fazem uso de cadeiras de rodas através do uso de cada usuário compartilhando informações sobre as condições de acessibilidade em diversos pontos da cidade. A ferramenta permite a identificação de diversos obstáculos para a mobilidade de cadeirantes em ruas e calçadas como superfícies inadequadas que torna o deslocamento turbulento, falta de rampas ou rebaixos no meio fio para acesso às calçadas, desníveis, obstáculos no meio da calçada como postes por exemplo e ausência de calçadas.

Outros recursos permitem informações sobre grupos de atividades voltados para cadeirantes e realizar reclamações / denúncias sobre determinados trechos permitindo a prefeitura tomar as ações necessárias, nesse caso os recursos são limitados à cidade de Cuiabá (MT) onde está sendo desenvolvido inicialmente o projeto.

Baixar no Google Play

 

3. VLibras – Tradução do português para a Língua Brasileira dos Sinais

Uma suíte de ferramentas gratuitas para a tradução de qualquer conteúdo digital em texto, áudio ou vídeo em português para a Língua Brasileira de Sinais permitindo qualquer computador, celular ou outro dispositivo móvel como tablets e qualquer site ser acessível para pessoas surdas. A iniciativa é do governo federal, teve seu software desenvolvido com código aberto permitindo o aprimoramento da mesma pela rede de usuários e está disponível para os navegadores Chrome, Firefox e Safari, para dispositivos portáteis que usam Android ou iOS e para computadores com sistema operacional Windows, Linux ou Addon Vlibras NVDA.

Veja mais detalhes no vídeo:

Acessar

 

4. CittaMobi – Aplicativo de mobilidade em versão para pessoas com deficiência visual

Essa versão do aplicativo é exclusiva para usuários de ônibus com deficiência visual permitindo sua operação em celulares Android que possuem o Talk Back ativado, com rendimento ainda melhor em plataformas com sistema Android versão 4.1 ou superior. A ferramenta fornece ao passageiro previsões de chegadas de ônibus em tempo real conforme localização atual do veículo, recurso que é disponibilizado em parceria com diversas empresas de transportes público nas principais cidades do país, confirme nesse link se sua cidade está atendida pelo sistema e comece a usar.  Para os que não são portadores de deficiência visual mas necessitam de recursos especiais de acessibilidade nos ônibus para cadeirantes informando o horário de chegada de ônibus adaptados podem conferir o aplicativo oficial clicando aqui.

Baixar no Google Play

 

5. Multa moral – Fiscalização de vagas reservadas e outras estruturas acessíveis 

A iniciativa visa fiscalizar o uso correto das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida permitindo que qualquer pessoa faça parte de uma campanha de conscientização para a acessibilidade que se estende do mundo virtual para o real. Basta imprimir o cartaz da multa e diante de qualquer flagrante anexar em local visível. É importante salientar que antes de sair ‘multando’ moralmente alguém é preciso ter bom senso e educação com o ‘infrator’, esteja consciente que se trata apenas de uma ação social incentivando boas práticas e alertando os motoristas desligados ou espertinhos. Lembre-se que muitas pessoas tem o direito de utilizar as vagas reservadas mas desconhecem o meio correto para tal que pode ser verificado clicando aqui.

Imprima o arquivo em corel draw com o cartaz da Multa Moral

Baixe aqui

 

6. Handtalk Live – Serviço de videochamadas com intérpretes de libras para todo o Brasil

O serviço promete ser o ‘Uber’ de intérprete de Libras para tradução simultânea onde através de qualquer plataforma o usuário pode solicitar para ele ou uma empresa o serviço dos tradutores de Libras. O usuário que desejar contratar basta criar uma conta e cadastrar um cartão de crédito, após isso aparece uma tela com os intérpretes disponíveis naquele momento na plataforma e os valores cobrados por cada um a cada minuto de serviço que é ideal para tradução simultânea em atendimento ao público, reuniões, apresentações, treinamentos, aulas presenciais e consultas médicas por exemplo. Os que possuem formação e experiência em tradução para libras e querem aproveitar a oportunidade de ter uma renda financeira oferecendo tradução conforme tiver horário livre e flexível pode efetuar o cadastro na plataforma através do formulário que pode ser preenchido clicando aqui.

Acessar

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    Assuntos relacionados

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.
Menu e Busca