6 ferramentas que ajudam na igualdade racial e no combate ao racismo

Canais de denúncia online de casos de racismo, iniciativas de empreendedorismo por grupos afrodescendentes, aplicativos de turismo histórico e mapa online de quilombolas espalhados pelo Brasil.

1 . Safernet – Canal recebe denúncias de racismo na internet e oferece ajuda às vítimas 

A Safernet Brasil é uma ONG que recebe denúncias de vários tipos de crimes virtuais e tem meios de suporte para ajudar vítimas disponibilizando não só uma ferramenta chamada Hotline criada para denunciar algum crime na web como o racismo por exemplo e poder acompanhá-lo mas também oferece suporte online psicológico gratuito ás vítimas através do Helpline.

No Helpline a ONG disponibiliza um canal com atendimento qualificado feito por uma equipe de psicólogos treinados e capacitados para atender, orientar e encaminhar denúncias quando necessário, possui um atendimento que garante o respeito e o anonimato com o sigilo de tudo que for dito. A entidade conta com suporte governamental e possui parcerias com a iniciativa privada, autoridades policiais e judiciais.

Qualquer tipo de material na internet contendo texto, imagens, vídeos ou músicas que desrespeite e atente aos direitos humanos podem ser denunciados através do envio do link, a entidade possui parcerias com o poder público e orgãos como Polícia Federal, Ministério Público Federal e outros, o que dá ao usuário uma maior garantia no recebimento e apuração da denúncia sofrida. Atualmente podem ser feitas denúncias dos mais variados temas como: Pornografia infantil, racismo, apologia e incitação a crimes contra a vida, xenofobia, neo nazismo, maus tratos contra animais, intolerância religiosa, homofobia e tráfico de pessoas.

Denuncie, clique abaixo:

Denunciar

 

2. Ministério Público Federal – Aplicativo recebe denúncias com anexos e acompanha o andamento.

O canal foi criado como ferramenta oficial de contato direto, rápido e fácil do Ministério Público Federal com o cidadão, com ele qualquer vítima de racismo na internet pode enviar sua denúncia com a possibilidade de incluir alguns anexos importantes na apuração da mesma, como imagem printada, áudio gravado ou vídeo. Não há possibilidade de anonimato do denunciante, sendo o seu cadastro com os dados completos para a efetivação da denúncia mas é garantido o sigilo dos dados do indivíduo que serão preservados e nunca divulgados.

Baixar na Play Store

 

3. Kilombu – Reúne negócios e serviços de empreendedores negros e negras

A plataforma foi criada para potencializar os negócios feitos por pessoas negras, onde podem cadastrar seus serviços e produtos diversos para que prováveis clientes interessados possam encontrá-los. Trançadeiras, turbanteiros, pedreiros, escritores, donos de loja e os mais variados tipos de profissionais empreendedores individuais negros tem espaço garantido na ferramenta.

Infelizmente o racismo também tem seus resultados vistos no grande abismo que existe entre os empreendedores afros, segundo pesquisa da PNAD 2013, os empresários que se declaram brancos correspondem a 78% enquanto os que se declararam como negros apenas a 9% mostrando o grande abismo que precisa urgentemente de iniciativas como essa que visam a valorização do profissional afro, se há casos de racismo velado onde clientes infelizmente escolhem alguém pela aparência e não pela qualificação no serviço oferecido se torna imprescindível que inovações como essa possa se tornar cada vez mais presente como uma porta que se abre após a outra que foi fechada por algum caso de racismo.

Acessar

 

4. São Paulo Diverso – Vagas de emprego para afrodescendentes na cidade de São Paulo-SP

Um espaço virtual que conecta empresas interessadas em admitir indivíduos negros e negras e do outro lado os interessados desse grupo étnico-racial em anunciar suas vagas, contribuindo com a inclusão étnica e canalizando oportunidades para a comunidade afrodescendente. Ao se inscrever o candidato deve informar se é negro, mesmo assim o portal não impede que outras etnias enviem seus currículos, as vagas são apenas para a capital São Paulo, mas pessoa de qualquer lugar do país pode se candidatar desde que esteja disposto a mudança de local do trabalho para a capital paulista. A iniciativa é da prefeitura de São Paulo, na gestão de Haddad (PT), contando com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e conta com alguns parceiros incluindo multinacionais como Google, Microsoft, Itaú e Carrefour.

Acessar

 

5. Passados Presentes – Aplicativo disponibiliza 4 roteiros  para turismo de memória na cidade do Rio de Janeiro-RJ

O roteiro conduz turistas ou interessados em diversos trajetos com pontos emblemáticos na história do Brasil para o tráfico negreiro e a escravidão passando por alguns quilombos como o Bracuí, de São José, Cidade de Pinheiral e pelo centro do Rio de Janeiro (RJ). O projeto contou com o apoio também dos moradores, descendentes diretos da última geração de africanos, identificando os pontos de memória em parceria com os historiadores que coordenam o projeto. O interessante é que todos os pontos com interesse histórico estão demarcados com a marca Passados Presentes e um código QR, que permite através do aplicativo saber mais informações sobre aquele determinado ponto.

Acessar

 

6. Mapa Online dos Quilombos – A geografia da resistência negra no Brasil

O mapa acima incorporado permite a visualização de territórios quilombolas titulados pelo Incra (sinalizados em verde) e os certificados pela Fundação Palmares (vermelho) em cada estado podendo identificar por região o andamento do processo de titularização (Incra) ou de certificação (Fundação Palmares) dessas terras garantidas por lei aos quilombolas mas que infelizmente ainda enfrenta grande burocracia e morosidade por parte do poder público, garantindo a segurança de com essa conquista preservar sua cultura e modo de vida.

Cada comunidade quilombola guarda um patrimônio valioso como conhecimento de plantas medicinais, técnicas produtivas de agricultura familiar, registros da história do povo negro no Brasil e uma cultura efervescente em cada localidade que abrange culinária, cantos, cultos, festas e outras diversas formas de manifestações.

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    Assuntos relacionados

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.

Menu e Busca