8 ferramentas de mobilidade que ajudam no transporte público coletivo

Grupos, ferramentas online e aplicativos para os que desejam fazer parte de coletivos, movimentos ou fazer uso de aplicações por uma melhor mobilidade na cidade.

1 . CittaMobi – Informações de ônibus em tempo real com rotas e localização exata

O aplicativo permite ao usuário verificar em tempo real onde determinada linha de ônibus se encontra, verifica em quanto tempo médio o próximo veículo chegará ao ponto desejado, usando o recurso de geolocalização via GPS do seu celular ele identifica quais linhas rodoviárias passam de acordo com os pontos já cadastrados na plataforma. Está disponível em formato web, celular e em painéis nos terminais que adotaram o uso pelo poder público local.

É importante observar que o recurso é permitido através de parcerias com as empresas de transporte público que desejam disponibilizar as informações para seus usuários, mesmo que a ferramenta esteja presente em determinada cidade cada um deve ficar atento aos itinerários e linhas, se correspondem ou não á sua necessidade que só acontece com a adesão da devida empresa.

O usuário pode com ele se preparar para a hora prevista em que o ônibus vai passar no ponto desejado, aproveitando melhor o tempo evitando atrasos e constrangimentos, o serviço permite saber quais os pontos de ônibus mais próximos de você e quais linhas passam por ele, além de informar se o veículo é adaptado para pessoas cadeirantes ou não, podendo filtrar observando apenas os ônibus adaptados.

Acessar

 

2. Bike it – Mapeamento colaborativo de estabelecimentos amigos dos ciclistas

A ferramenta permite a cada ciclista classificar determinado espaço comercial como amigo do ciclista, vários pontos selecionados pelos próprios usuários ajudam a definir qual deles oferece ajuda e suporte, como o bom atendimento, água grátis, vestuário, estacionamento coberto e seguro, empréstimo de trancas e outras coisas mais. Cada um pode avaliar também os que não oferecem estrutura para que possam se sentir motivados a entrarem para o time dos parceiros e  receber o selo BikeIT de estabelecimento amigo da bike e do ciclista. Alguns locais podem receber uma certificação especial estando mais que aprovado como merecedor do selo de excelência especial pela dedicação com o consumidor ciclista.

O interessante é que para garantir a seriedade nas classificações o site conta com um sistema de reputação dos usuários, que é estipulado pela qualidade e credibilidade de suas avaliações, onde os administradores tem controle da veracidade do conteúdo inserido. Cada cidade tem uma equipe de moderadores específicas, capaz de atender às solicitações pontuais da sua região, verifique se sua cidade faz parte da plataforma, atualmente composta por São Paulo (SP), Bauru (SP), Recife (PE), Niterói (RJ), Maceió (AL) e Santos (SP).

Acessar

 

3. Ciclowatch – Contador que analisa o uso de bicicletas nas cidades

A ferramenta permite uma integração com dois aplicativos existentes, o Strava ou RunKeeper, onde através dele é possível cruzar os dados dos ciclistas para analisar o uso de bikes naquela cidade ajudando a identificar quais rotas são mais recomendáveis para o uso de bicicletas e quais trechos demandam uma maior atenção da prefeitura local. O usuário tem garantido seu anonimato e o sigilo dos dados, deixando claro que apenas disponibilizam informações de trajetos feitos em grupo de ciclistas de forma coletiva e jamais individuais. Para participar basta apenas instalar o aplicativo e seguir os passos da opção ‘Participe da contagem’, lembrando que o usuário deverá ter cadastro em um dos dois aplicativos citados anteriormente e sempre usar um dos dois ativados quando sair pra pedalar.

Acessar

 

4. Moovit – Informações sobre o transporte público em geral

A ferramenta fornece dados aos usuários sobre linhas, horários e rotas a partir do ponto de origem até o ponto de destino final, facilitando a vida das pessoas com os percursos mais rápidos até o ponto final desejado de acordo com o tipo de transporte público disponível na região. Atende 40 cidades no Brasil atualmente.

Acessar

 

5. Blablacar – Para quem deseja oferecer ou procurar caronas compartilhadas

Uma ferramenta de caronas para quem vai viajar para uma outra cidade ou estado, tem alguma vaga disponível no carro e quer compartilhar com outras pessoas rachando os custos. O interessado em oferecer ou conseguir uma carona deve fazer um cadastro no aplicativo através de uma rede social e escolher o destino desejado, o usuário pode encontrar na plataforma que já é usada em todo o Brasil várias opções publicadas para o mesmo destino da busca e analisar qual vale mais a pena conforme sua necessidade. Ele encaminha ao condutor um pedido para a vaga e caso seja aceito os 2 viajam juntos compartilhando os custos do trajeto. O diferencial está na função Pet Friendly, que permite levar algum animal de estimação como cães e gatos durante as viagens, 82% dos cadastrados são adeptos a essas boas companhias nos trajetos.

Segundo a empresa, o app está disponível no Brasil desde novembro de 2015 e no primeiro ano de atuação esses foram os trechos mais buscados:

  • 1º São Paulo – Campinas
  • 2º São Paulo – Rio de Janeiro
  • 3º Florianópolis – Porto Alegre
  • 4º Belo Horizonte – São Paulo
  • 5º Florianópolis – São Paulo
  • 6º Curitiba – São Paulo
  • 7º Belo Horizonte – Rio de Janeiro
  • 8º Curitiba – Florianópolis
  • 9º Ribeirão Preto – São Paulo
  • 10º Florianópolis – Joinville

Acessar

 

6. UseBike – Mapeamento que garante ao ciclista apoio e suporte com indicações durante a pedalada

Uma ferramenta com mapeamento colaborativo que fornece apoio ao ciclista recomendando aos usuários alguns espaços uteis no trajeto, cada usuário pode contribuir inserindo no mapa algum ponto de apoio interessante que deseje compartilhar. Um dos recursos de grande interesse consiste em indicar rotas ideais para pedalar a partir do ponto de chegada e partida que o ciclista definir, driblando vários problemas entre os carros em um trânsito cada vez mais complicado e com boas referências sendo uma mão na roda para chegar ao destino da melhor forma.

Segue abaixo alguns pontos que o aplicativo fornece para os amantes do pedal:

  • Pontos públicos de aluguel de bicicletas.
  • Ciclovias, ciclofaixas, ciclorotas e vias cicláveis no geral.
  • Pontos de parada como bicicletários, paraciclos e estacionamentos.
  • Serviços de duchas, oficinas, bicicletarias, postos de gasolina e estacionamentos.
  • Estabelecimentos amigos dos ciclistas como cafés, bares, restaurantes, centro culturais e etc.

Acessar

 

7. Bike Registrada – Protege bicicletas de furtos com um selo de segurança

O aplicativo permite o registro da sua bicicleta onde através dele qualquer interessado em adquirir determinada bike pode consultar se a mesma tem procedência ou não, evitando comprar um produto roubado e informando o contato do proprietário que foi vítima através de um alerta de roubo onde o mesmo recebe uma notificação informando a localização de quem fez a consulta da bike. Em caso de venda ou doação é possível uma transferência de proprietário.

Acessar

 

8. Hearbit – Pedale e ganhe pontos para trocar por passagens aéreas, eletrônicos e muito mais.

A ferramenta se integra com alguns aplicativos de exercícios físicos e premia o usuário com pontos em programas de fidelidade, quanto mais o ciclista pedala conectado e ao atingir as metas diárias de exercícios mais ele acumula pontos em programas que podem ser facilmente trocados, tendo acesso a uma gama de benefícios e prêmios conquistados através de patrocinadores. O ciclista pode converter para o Multiplus por exemplo que possui uma oferta de mais de 550 mil opções de produtos e serviços diversos, cada 10 pontos doHearbit equivale a 1 ponto do Multiplus e o prazo para a creditação dos pontos é de até 15 dias uteis.

Acessar

 

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    Assuntos relacionados

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.

Menu e Busca