Tecnologia 5G pode chegar em 2019 e ser 100 vezes mais veloz que 4G

A promessa é de uma operadora dos EUA que pretende lançar a nova tecnologia 5G em 2019 desbancando o 4G com velocidade que pode ser de 10 a 100 vezes mais rápida, disse a empresa T-Mobile.

A empresa T-Mobile, que é a terceira maior rede de internet sem fio dos EUA, anunciou  que a chegada da nova tecnologia 5G está prevista para 2019  e pretende em apenas um ano cobrir todo o território norte-americano. As novas redes prometem acelerar consideravelmente a velocidade de internet que deve ser de 10 a 100 vezes mais rápida que a atual tecnologia 4G e tem possibilidade de conectar cerca de 100 bilhões de dispositivos com capacidade de download de 10 gigabites por segundo.

A previsão é que o 5G possa mudar muita coisa para os usuários, mesmo ainda os que não possuam o 4G. Isso porque as novas redes permitem a conexão de milhares de dispositivos ao mesmo tempo, seja o smartphone, o carro, os óculos ou qualquer outro acessório que tenha acesso a web. Toda essa nova tecnologia permite a essa rede de gadgets conectados, como cafeteiras, qualquer eletrodoméstico ou dispositivo com uso de sensores por exemplo a garantia de uma conexão instantânea com a mais alta velocidade.

No Brasil, empresas de telecomunicações e fabricantes de celular como Claro e Erickson já devem estar em fase de testes com da rede de quinta geração no país, possibilitando altas taxas de gigabits por segundo de download e latência inferior a 1 ms. A parceria feita entre as empresas se deu também com o setor acadêmico através de universidades como a UFC (Universidade Federal do Ceará) para assim entender de acordo com as condições locais como o sistema deve ser usado pela sociedade e pela indústria.

 

Para se ter uma ideia do poder que a rede 5G pode trazer para as pessoas, além do uso de múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo, é a garantia de conexão para um grande número de pessoas que reunidas em uma certa região garanta o acesso de streaming de vídeo por exemplo, compartilhando uma rede que garanta alta velocidade mesmo diante de milhares de acessos simultâneos, seja no uso do vídeo ou qualquer outra aplicação que consuma muito tráfego.

O 4G para muitos ainda é uma lenda, inacessível e com custo elevado no valor da tarifa mensal cobrado pelas operadoras de telefonia, mesmo assim é preciso entender que a chegada das novas redes podem trazer um futuro mais conectado e acessível se bem operado pelas teles garantindo aos usuários todos seus direitos inclusive presentes no Marco Civil da Internet que evita abuso comumente cometidos por essas grandes empresas.

 

*Se deseja informar algum erro, adicionar alguma informação que agregue a este conteúdo ou alertar sobre direito autoral infringido por favor CLIQUE AQUI, agradecemos desde já a contribuição.

    Assuntos relacionados

    comentar:

    Política de comentários:

    Faça o bom uso desse espaço, de forma respeitosa. Comentários anônimos não serão permitidos, ou os que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. A configuração de comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos e etc. serão excluídos pelos moderadores do site sem aviso prévio diante análise interna. Não são permitidos links e propaganda de produtos e serviços.
Menu e Busca